DICAS DE CURSOS DE MAQUIAGEM!



CURSOS DE MAKE!


Olá meninas!!!!

Hoje trouxe para vocês um post feito devido a quantidade de e-mails que eu recebo perguntando sobre cursos e aulas de make???

O babado é, que fica bem difícil de acertar em algo que promete muuuito e que se paga caro. Dá medo, dá insegurança e a gente fica bem perdida!

A minha idéia de “fazer um curso” sempre vai um pouco além. A certeza é que nenhum curso aqui no Brasil transforma você, de uma hora para outra, em um profissional de maquiagem. Se está buscando um curso para virar maquiadora (or), tire um pouco isso da sua cabeça, ok? Digo sempre que, a partir do momento que gosta e aplica uma maquiagem, você é já uma maquiadora (or)!!!

A maquiagem é uma arte muito solitária. Você deve ler muito, treinar, testar produtos, montar aos poucos o seu material e o importante: ter boas referências! Acredite que, o que você aprende no blog (e em outros também) ou em revistas, NENHUM curso dará! Tem muita entrelinha, muita particularidade…

O que é um “achado” no ensino da make são os workshops com bons maquiadores ou aulas bem pontuais, em módulos, com um bom profissional. Isso cabe muito bem para você que quer aprender a sua make do dia-a-dia. Trabalhar com um bom maquiador é DE LONGE a melhor escola se o seu objetivo for tornar-se um profissional.

Eu particularmente, não gosto da idéia de aulas “em massa”. Salas com muitos alunos, turmas enormes… se não for uma palestra, ao meu ver, não funciona em make.

Maquiagem é particular… é mais contida! A arte é assim! É algo que se ensina com calma, com prática e com muito bate-papo pessoal! Em salas enormes, fica aquele texto massificado, aquela coisa muuuito comercial e com um monte de referência errada. Acho que o motivo deixa de ser nobre e passa a ser somente comercial.





Nesse post eu vou falar sobre alguns cursos que temos aqui, mas quero deixar muito claro que isso não é propaganda, não são verdades absolutas e mundiais, mas são os meus parâmetros de análise.

Vou dividir em dois módulos: os cursos mais pontuais e os gerais.

CURSOS PONTUAIS:

Acho bárbaro! São menores e com temas específicos. Você vai para aprender sobre um tema da maquiagem, e isso complementa demais a sua arte.

Como exemplo, descobri 2 no 
SENAC:

MAQUIAGEM DE CARACTERIZAÇÃO TEATRAL




Aprende os efeitos de palco, elaboração de personagem e muitos artifícios para transformar um ator (ou atriz).

Sem dúvida, muito rico e interessante!


HISTÓRIA DA MAQUIAGEM E DO PENTEADO



Muito bacana! O tema dá base para qualquer maquiador que precisa ter em mente sobre a evolução da make. Como hoje em dia usamos muitas referências passadas para fazer produções, saber sobre as características passadas é muito bacana!!!

Vale a pena como conteúdo!

CURSOS GERAIS:

Falo para você como deve pensar na hora de avaliar um curso de maquiagem. Pelo menos, eu penso desse modo, e pode ajudar um pouco da sua decisão:

- Conteúdo que o curso apresenta: veja os itens que o curso dá como conteúdo. Visagismo, explicação de produtos e coisas assim. Não se engane demais! Muitas vezes eles colocam muitos itens para mostrar um curso super completo mas, na hora, falam brevemente no assunto.

- Preço. Sempre é bom! A maioria é caro. Nem pense que vai pagar R$ 400,00 por um curso extenso. Vai bater na casa dos R$ 2.000,00, pelo menos.

- Paralelo ao preço, veja a carga horária. Vai a dica: curso que aborda assuntos muito complexos em um mesmo módulo, muitas vezes não dá conta do recado! Ensinar auto-maquiagem é mais fácil mas, se o curso extraviar demais do assunto (colocar visagismo, estética e coisas assim), você vai perder qualidade no assunto de quer: make!

- Importante saber o número de pessoas na classe. Evite classes grandes, de verdade! Turmas de 6 até 10 pessoas é o ideal. Mais que isso, o curso precisa ser muito extenso para dar conta…

Minha crítica com os cursos em geral.

Eu sempre acho que ter boas referências é fundamental para fazer você um bom profissional ou se maquiar de modo correto.

O que eu acho é que, as escolas ensinam make com “gosto duvidoso”, com combinaçõs de sombras péssimas, aquela make-pele “tijolo”, cheio de usar blush marrom e com muitos produtos pesados (duocake, pancake…).

Acho que falta ATUALIZAÇÃO. Acredite que, aquela make linda da revista Vogue não foi feita com os conceitos ultrapassados que muitos cursos dão por aí!

Enfim…

Vamos aos cursos que achei:


CURSO DE AUTOMAQUIAGEM NO SENAC
                     

Técnicas Básicas de Maquiagem na Produção Pessoal

Objetivo
Capacitar o aluno para se automaquiar, utilizando produtos, técnicas e procedimentos que valorizem o formato e os traços do rosto e a saúde da pele, adequando a maquiagem ao local e à ocasião social.

O curso permite ao participante experimentar técnicas e procedimentos profissionais alinhados às novas tendências de mercado e moda.
(Carga horária: 15 horas)

Matrículas abertas nas unidades
Clique na unidade de seu interesse, conheça as opções de datas e horários e faça sua inscrição online. Ou clique aqui para ver outras unidades que oferecem o curso e registrar seu interesse pelas próximas turmas.
  Unidades do Senac
  SENAC ACLIMAÇÃO
  SENAC AMERICANA
  SENAC ARARAQUARA
  SENAC CATANDUVA
  SENAC ITU
  SENAC JUNDIAÍ
  SENAC LARGO TREZE
  SENAC MARÍLIA
  SENAC MOGI GUAÇU
  SENAC PENHA
  SENAC PIRACICABA
  SENAC SANTANA
  SENAC SANTOS

Aqui tem carga horária de 15 horas. Pensando no conteúdo, é possível passar o que prometem nesse tempo.

Cuidados diários e prevenção de câncer é a forma bonita de falar sobre: protetor solar, hidratação, tônico… essas coisas que você já sabe.

Conhecimento dos produtos e preservação ensina provavelmente o que é base, pó, corretivo (e tudo mais) e como preservá-los.

Fala sobre make do dia e da noite. Dia mais sutil, noite pode usar cores, etc… coisa que você já sabe por alto, também!

Harmonia de vestuário e make. Fácil de ensinar e talvez seja o mais interessante.


MAQUIAGEM PROFISSIONAL E PENTEADOS DO IBECO



Cursos profissionalizantes começam a se complicar porque exigem um vasto conteúdo e as escolas não podem ficar anos ensinando para você!

Esse aqui tem 80 horas e promete ensinar o mundo! Complicado… precisaria de 2 anos de curso para passar isso direito!

É desde make vídeo  teatro, penteados, tingimento, makes sociais diversas, teoria de cor… afffe!

Os temas que abordam são complexos e os conceitos são muito genéricos, como make noiva, make madrinha (???), damas… tipo de coisa que não é regra, é bom senso.

Eu duvido…



MAQUIAGEM PROFISSIONAL EMBELLEZE





Sério… pela foto já me desanima! Olha só a make… buáááá! É de chorar!

Tem 48 horas para ensinar um monte de coisa complexa também! História da maquiagem? Só aí é um tempo! A descrição sobre maquiagem tá um tanto genérica também!!!

Sei lá…

MAQUIAGEM PROFISSIONAL PAYOT



Já melhora com as 96 horas de carga horária e um conteúdo mais focado na make.

Dentro da descrição, acho viável passar um conteúdo melhor do que prometem.

Agora… MAQUILAGEM??? Meu, isso é muito anos 80, 90… (o SENAC também escreve assim…)

Com relação ao bom gosto, bom senso e boas referências, não sei falar. Mas, por ser profissionalizante, achei o mais focado.

* Curso sempre é bom mas, de novo, é muito importante ter boas referências. Aprender com um profissional de bom gosto, que dê atenção para o que você fala e passe uma visão menos “teórica” para você (e mais prática), é o fundamental!

Tenha isso em mente!

Quantidade não é qualidade! Muitas vezes, em um curso de 3 horas com qualidade, você aprende muito, muito mais!!!

Pense, analise e siga em frente!!! Conhecimento, na verdade, nunca é demais!


Espero que vocês tenham gostado!!!

Deixem seus comentários!!!

Beijinhos!!!

BATOM PRA QUE?

8 comentários:

  1. É uma pena que aqui onde moro nunca tem desses cursos! =/

    Beijos
    Blog Secret Box
    tem DOIS sorteios rolando no blog, vai perder?!
    SORTEIO CLUTCH | SORTEIO BIJU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato né Vanessa, mas sempre treine em vc mesma! É um ótimo jeito de ir se aperfeiçoando!
      Bjsss
      Obrigada por participar!!!

      Excluir
  2. Que legal suas dicas, adorei!
    Aqui até tem mas nunca fui atras=\

    Beiijnhos

    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde pra começar!!! Obrigada por participar!!
      Bjsss

      Excluir
  3. Eu sempre quis fazer um curso de maquiagem....rs..
    Na minha cidade tem direto, eu preciso mesmo é ir me inscrever , pois necessito aprender mais técnicas kkk
    Adorei o post!

    Beijoss *-*

    ==> Blog Mundinho da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo Pamela, vc vai amar!!! mas pesquise muito antes de investir...
      Bjsss

      Excluir
  4. Adorei seu blog... muito lindo.
    Seu post ficou excelente, recomendo. Eu publiquei recentemente um artigo ensinando fazer passo-a-passo uma maquiagem romântica. A maquiagem romântica é sutil, suave e muito feminino. Transmite naturalidade, sem passar despercebido o quanto a mulher está bonita. Geralmente a maquiagem romântica é feita com tons claros e iluminados.
    Veja a matéria completa: http://www.sitedebelezaemoda.com.br/como-fazer-uma-maquiagem-romantica/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Carolina!!!
      Adorei sua visita. Vou com certeza visitar seu blog!!
      Aguardo mais vezes vc por aqui!
      Bjsss!!!

      Excluir

By Iâni Naíra